Página Principal
English Version
Quem somosEspécies ameaçadas | Causas de extinçãoNossos animaisProjetosCriadouroCanal nex | LendasAjude | Parceiros | Contato
 

A nobre tarefa espiritual do Jaguar

Jaguar - O Jaguar é o Guardião da Floresta. Ele é quem renova e transforma a vida da floresta tropical. Representa a transformação súbita, da vida e da morte. Pode parecer estranho para nós que a força transformadora no universo esteja associada com a morte, contudo, para os Ancestrais tudo aquilo que se transforma se renova e quem se esquece de renovar, perece. No Universo nada é estável ou fixo, porque o Universo sempre está fluindo. O caos e a ordem, expansão e contração, são ciclos naturais da vida.

Quando adoecemos nós não só temos uma oportunidade para recuperar nossa saúde, mas também dar um salto a um nível mais alto. Curar não só é um método para eliminar sintomas, mas melhorar a nossa saúde. Esta é a energia do Jaguar. Um sistema estável não muda facilmente. Pessoas geralmente não mudam quando as coisas vão bem, mas sim, quando as coisas estão saindo erradas. Existe uma oportunidade na crise. Nós podemos transformar nossos corpos de forma que eles se curem mais rapidamente e envelheçam mais elegantemente, encarnando as forças representadas pelo Jaguar. Eu cresci acreditando na metáfora que nós temos nove vidas, como gatos. Quando nós alcançamos o fim de uma destas vidas (alguns preferem chamar de fases) é importante dar para o velho ego um enterro decente, e então saltamos como um Jaguar rumo ao infinito no qual residem todos os seres que ainda não tem forma definida, e voltamos de lá transformados.

O Jaguar é o mordomo da floresta tropical e o Guardião do Portal da Morte. Ele nos ajuda a nos desmembrar para aquilo que tem que morrer e um novo nascer. O furacão encarna o poder caótico do Jaguar. Uma colméia ou uma colônia de formigas, com toda sua complexidade, é a exibição da beleza do poder organizando do Jaguar. A Energia do Jaguar trabalha no nível de uma aldeia, de uma organização, ou um indivíduo. Às vezes um matrimônio precisa ser dissolvido para que as pessoas sobrevivam e tornem-se saudáveis. Às vezes uma aldeia deve ser abandonada para que outras possam prosperar em outro lugar. Foi assim com os Anasazis, os Mayas e os Inkas, que, respeitando o ciclo natural da ordem e do caos, periodicamente abandonaram suas casas para construir aldeias novas em outro lugar.

O Jaguar nos mostra a necessidade da morte para recuperarmos a esperança e trazer equilíbrio após o caos. Podemos invocar a energia do Jaguar para conter a expansão caótica de um câncer ou de um fogo pela floresta. Ele pode ser chamado para trazer paz a uma pessoa que passa por um processo agonizante no caos, e guia-o a uma jornada até o mundo do Espírito.

As pessoas da selva também veneram o Jaguar porque ele pode transformar as energias pesadas em um Campo de Energia Luminoso. O Jaguar é o transformador da magia cerimonial e um curador que opera à distância quando solicitado e que está sempre presente em qualquer Circulo Curativo. É ele quem purifica a energia de uma cerimônia mágica, transmutando-as sempre que for necessária.

Uma lenda amazônica nos diz que o Jaguar, ao participar de uma cerimônia, devora as emoções negativas da raiva, do medo e do pesar. O Jaguar é um purificador espiritual que transforma as energias densas e pesadas em Luz. Como o protetor de toda a vida, o Jaguar salvaguarda o espaço cerimonial contra qualquer energia negativa que poderia penetrar nosso Circulo Curativo.

Eu, Jaguar Dourado do Clã Lobos do Cerrado, falei ... IA HO!

Texto de Wagner Frota, sociólogo e xamã, membro do Conselho Consultivo do NEX (http://www.nex.org.br).




Lenda dos Xavantes
--
Se você tem ou conhece alguma história sobre onças, envie-nos!

Desenvolvido por: Web Sites Factory