Página Principal
English Version
Quem somosEspécies ameaçadas | Causas de extinçãoNossos animaisProjetosCriadouroCanal nex | LendasAjude | Parceiros | Contato
 

Fazenda Preto Velho (clique para ampliar)
 

 

O NEX tem como filosofia proteger as nossas florestas, a fauna silvestre e promover a educação ambiental, é obrigação de toda a sociedade brasileira. Esta ação envolve a nossa própria sobrevivência porque somos parte da natureza que nos cerca e nos provê de tudo.

O equilíbrio da natureza requer de nós sabedoria, e não uma atitude de domínio.

A situação em que se encontram os felinos da nossa fauna nos sensibilizou e resolvemos dirigir todos os esforços em favor desta causa.

No início do ano 2000 foi iniciado o planejamento do NEX assim como a criação de estrutura apropriada na fazenda de propriedade de Cristina Gianni, hoje Presidente do NEX, que fez a "cessão legal de direito de uso" dos espaços físicos necessários para a implantação do projeto, em detrimento do seu próprio patrimônio pessoal.

Cientes da abrangência e complexidade deste trabalho, desde o seu planejamento e legalização até a elaboração e execução de cada projeto, enfrentamos as dificuldades acreditando que nada é impossível quando se é voluntariamente solidário.

A sensação de gratificação não tardou porque conseguimos iniciar nosso trabalho de proteção aos felinos ao mesmo tempo em que promovemos o desenvolvimento da comunidade residente no entorno da nossa sede.

Nossa missão

Na área ambiental:

Como foco principal nosso objetivo é a preservação e defesa dos Felídeos da fauna silvestre do Brasil em processo de extinção.
São oito as espécies ameaçadas que têm a nossa proteção:

  • panthera onca (onça pintada)
  • felis concolor (onça suçuarana)
  • leopardus pardalis (jaguatirica)
  • leopardus wiedii (gato maracajá)
  • hepailurus yagouaroundi (jaguarundi)
  • oncifelis colocolo(gato palheiro)
  • oncifelis geoffroyi (gato do mato grande)
  • leopardus tigrinus (gato do mato pequeno)

Na área social:

O entorno da "Fazenda Preto Velho", caracterizado como área rural, tem uma população extremamente carente e desassistida.

Além das famílias de trabalhadores, que residem nas fazendas da região, existe o Povoado de Aparecida de Loyola, formado por 87 famílias que ali fixaram residência, totalizando 465 pessoas que vivem em condições críticas de pobreza, desemprego e absoluta falta de perspectivas.

Legalização

O registro da Ata e Estatuto foi em 9 de maio de 2001:

O NEX é uma organização não governamental legalmente constituída como associação civil sem fins lucrativos que tem como missão principal de suas atividades a Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção.

O registro da Ata e Estatuto foi em 9 de maio de 2001:

“CAPÍTULO PRIMEIRO”

Nome e Natureza Jurídica

Art. 1 - Sob a denominação de “Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção”, ou pela forma abreviada NEX, fica instituída esta associação civil sem fins lucrativos, e que será regida por este ESTATUTO e pelas normas legais pertinentes.

Parágrafo Único – A associação adotará o seguinte nome de fantasia na execução de projetos especiais: NEX – No Extinction. “

Número de inscrição do NEX no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica-CNPJ:04.567.090/0001-58

Númerode identificação do NEX no Cadastro Fiscal do Distrito Federal-CF/DF:07.427.097/001-48

Número de registro no Ibama do Criadouro Conservacionista: 232423

Nossa sede-fotos

Desenvolvido por: Web Sites Factory